
CALILA NOTÍCIAS
Valdemí de Assis recebe título de Amigo de Terra Nova, no Forró do Véi Amado
No último sábado (12), foi realizado a 43ª edição do Forró do Véi Amado no Bairro da Terra Nova em Conceição do Coité.
Em 1967 o casal Amado e Dona Pixita realizaram no terreiro da sua casa na então fazenda Terra Nova, hoje bairro, uma quadrilha seguida de forró com seus amigos e familiares. Essa festa aconteceu no último dia da trezena de Santo Antonio, por ser o dia do seu aniversário e muitos moradores da localidade se chamarem Antonio. A partir de então tornou-se uma tradição, todos os anos, no segundo sábado de junho acontece o tradicional Forró do Veí Amado.
A tradição vem passando de geração em geração, atualmente os filhos e netos de seu Amado junto com a comunidade abraçam a causa e mesmo com muitas dificuldades mantém acesa a tradição deixada pelo patriarca. Segundo um dos filhos, o compositor coiteense e também organizador do evento Vizek, essa festa não está ameaçada, diferente de vários locais que deixam morrer a tradição das quadrilhas e forró, "nós queremos aprimorar a nossa, e que as próximas gerações possam participar dessa comemoração." Afirma Vizek.
Muitas são as histórias que essa festa possui, entre elas estão a de vários casais que começaram a namorar na quadrilha ou no forró e hoje estão casados.
Valdemí, em sua fala de agradecimento lembrou das conquistas daquela localidade, a exemplo do calçamento, do telefone público a qual ele muito contribui para que fosse conquistado. E durante o seu pronunciamento as pessoas iam lhe ajudando a relembrar essas realizações. "Deus já chamou para junto dele seu Amado e vários outras fundadores dessa festa maravilhosa, mas sei que estejam onde estiver eles estão abençoando." Disse Valdemí.
Como sempre muito animada, esse ano a quadrilha, estava em clima de copa do mundo. Depois, o forró tomou conta do salão com Vizek e Givaldo José.
Por: Raiane Lopes